quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Linguagem científica

 

 

 

A Linguagem Científica

LINGUAGEM CIENTÍFICA


-É um tipo de linguagem específica utilizado no contexto da ciência, que busca a descrição fidedigna do fenômeno descrito e/ou estudado, assim como a comunicação clara entre os cientistas e profissionais que a usam.

-Pode ser usada em revistas científicas, resumos de congressos, reuniões científicas e nos registros de observações comportamentais.

-É objetiva.

-É clara e exata (precisa).

CARACTERÍSTICAS DA LINGUAGEM CIENTÍFICA

Objetividade:

-Ausência de impressões subjetivas  que se referem a eventos ou características que não foram, de fato, observados.  A linguagem científica deve reproduzir  o que realmente aconteceu e/ou foi dito.

-É uma das características principais da linguagem científica, uma vez que permite a aproximação da realidade.

-Distingue o relato científico de outros tipos de relato, que têm como objetivo expressar a opinião das pessoas. O relato científico não busca a expressão das opiniões pessoais do cientista, mas a descrição do fenômeno estudado.

-No contexto da observação do comportamento, elimina as divergências  entre observadores diferentes,  na medida em que descreve exatamente as ações que aconteceram. Ou seja, a objetividade permite a fidedignidade nas observações.

PRINCIPAIS ERROS CONTRA A OBJETIVIDADE


-Utilização de termos que designem estados subjetivos, como ‘triste’, ‘cansado’, ‘alegre’, etc.

Por exemplo: Ao invés de registrar ‘S está alegre’, o observador deve registrar ‘S sorri, bate o pé direito no chão acompanhando o ritmo da música’.

-Atribuição de intenções ao sujeito. O observador deve descrever ou registrar o comportamento e as circunstâncias em que ele ocorre, sem  interpretar as ‘intenções’ do sujeito.

Por exemplo: Ao invés de registrar ‘S tenta pedir um lugar aos passageiros’, o observador deve registrar ‘S vira a cabeça em direção aos passageiros’.

-Atribuição de finalidades à ação observada. O observador deve descrever ou registrar o comportamento e as circunstâncias em que ele ocorre, sem atribuir uma finalidade ou objetivo ao comportamento observado.

Por exemplo: Ao invés de registrar ‘S fecha a porta porque venta’, o observador deve registrar ‘S fecha a porta. Venta lá fora.’

CARACTERÍSTICAS DA LINGUAGEM CIENTÍFICA

Clareza e exatidão (precisão):

-Uso de uma linguagem de fácil compreensão (linguagem clara), e que represente as coisas com exatidão (linguagem precisa).

-A linguagem clara e precisa:

-Obedece  os critérios de estrutura gramatical do idioma.

-Usa termos cujo significado não é ambíguo.

-Indica as propriedades definidoras dos termos, fornecendo referências quantitativas e empíricas.

PRINCIPAIS ERROS CONTRA A CLAREZA E EXATIDÃO (PRECISÃO)

-Uso de termos amplos, cujo significado inclui uma série de ações. O observador, em lugar de utilizar termos amplos, deve especificar os comportamentos apresentados pelo sujeito.

Por exemplo: Ao invés de registrar ‘o menino brinca com a bola’, o observador deve registrar ‘o menino anda em direção à bola, pega a bola, joga-a no chão, chuta-a com o pé’.

-Uso de termos indefinidos, que não identificam o objeto ou identificam parcialmente os atributos do objeto. O observador, em  lugar de utilizar termos indefinidos ou vagos, deve especificar o objeto ao qual a ação é dirigida, e fornecer os referenciais físicos  utilizados para a descrição dos atributos do objeto; referenciais relativos a cor, tamanho, direção, etc.

Por exemplo: Ao invés  de registrar ‘bola pequena’, o observador deve registrar ‘uma bola de 20 cm de diâmetro’.

-Uso de termos ou expressões ambíguas, que podem dificultar a compreensão.

-O observador deve usar termos adicionais que indiquem precisamente a que ou quem um termo determinado se refere.

Por exemplo: Ao invés de registrar ‘o menino pegou a bola. Encostou na parede’, o observador deve registrar ‘o menino pegou a bola. O menino se encostou na parede’.

DESTAQUES DA UNIDADE 03

-Psicólogos e cientistas do comportamento são pessoas comuns que usam linguagem coloquial no seu dia-a-dia, mas na sua atividade profissional, quando estão interessados em descrever, explicar e alterar o comportamento, devem usar uma linguagem científica.

-A linguagem científica tem duas características fundamentais: objetividade, e clareza e exatidão (precisão).

-Um relato objetivo evita: a) utilizar termos que designem estados subjetivos; b) interpretar as intenções do sujeito; c) interpretar as finalidades da ação.

-Para um relato ser claro e preciso deve-se evitar: a) termos amplos; b) termos indefinidos; c) termos ou expressões ambíguas.

-Observações comportamentais devem ser descritas utilizando-se uma linguagem científica para facilitar a comunicação entre psicólogos, modificadores do comportamento e pesquisadores.

8 comentários:

  1. Interessante,gostaria de saber se posso utiliza la no meu cotidiano,porque penso eu que seria preciosismo ou estou enganado?mas dúvidas a parte,adorei o texto.

    ResponderExcluir
  2. quero referências dessa pesquisa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aprendendo a Observar

      Marilda Fernandes Danna
      Maria Amelia Matos

      Excluir
  3. quero referências dessa pesquisa...

    ResponderExcluir
  4. Me ajudou, porém poderia ser mais resumido,em uma pesquisa de escola que é so pra falar oque e,ajudaria muito mais.

    ResponderExcluir

Psicologia do Comportamento

Minha foto
* Turma de Psicologia que tem como interesse em entender e explicar o comportamento humano!