quarta-feira, 9 de novembro de 2011

- Revisão de Contéudo





OBSERVAÇÃO DO COMPORTAMENTO
REVISÃO DE CONTEÚDO – PROVA ESCRITA 2

Unidade 07: Fidedignidade do registro observacional.
Bibliografia: Fagundes, A. J. F. M. (2006). Descrição, definição e registro de comportamento. São Paulo: Edicon. Cálculo de concordância entre observadores. PP. 99 – 113.


Unidade 08: Planejamento de pesquisas e análise de relatos de pesquisa científica. Bibliografia: Fagundes, A. J. F. M. (2006). Descrição, definição e registro de comportamento. São Paulo: Edicon. Planejando pesquisas completas. PP. 136 – 139.

A partir dos textos da bibliografia básica das unidades 07 e 08 e dos resumos das aulas expositivas (disponíveis no Blackboard), responda as seguintes questões:

1. Explique o que é o índice de concordância ou índice de fidedignidade.

2. Qual é a formula usualmente empregada para calcular a concordância em registros de evento e duração?

3. Explique quais são os principais usos dos índices de concordância.

4. Qual é o índice de concordância ideal?

5. Explique o que podemos concluir a partir de um índice de concordância acima de 70%.

6. Explique o que podemos concluir a partir de um índice de concordância abaixo de 70%.

7. A partir das leituras realizadas na disciplina e dos conteúdos abordados em sala de aula sobre o índice de concordância, julgue as alternativas seguintes em Verdadeiras (V) ou Falsas (F).

____ A verificação da concordância acontece quando dois ou mais observadores realizam a observação de forma independente e, posteriormente, comparam seus registros com o objetivo de verificar em que medida há concordância entre os dados da observação.
____ O cálculo do índice de concordância pode ser usado para indicar quando um observador precisa de mais tempo de treinamento de observação.
____ Os índices de concordância acima de 70% podem indicar que as categorias empregadas durante a observação não foram bem definidas e, por tanto, apresentam dificuldades para a sua identificação.
____ Ao calcular os índices de concordância, o ideal seria que em todas as sessões de observação, e em cada categoria, os índices de concordância fossem iguais ou superiores a 70%.
____ Se os índices de concordância obtidos estão baixos (menos de 70%), podemos imaginar que os observadores não estão suficientemente treinados.

 8. Para efeitos práticos, podemos considerar os trabalhos que envolvem observação de comportamento como simples registros ou como pesquisas completas. Explique qual é a diferença entre esses dois tipos de trabalhos.

9. Uma pesquisa observacional completa requer um grande número de etapas, sendo que muitas se inter-penetram e devem ser realizadas concomitantemente. Mencione e explique todas as etapas necessárias para realizar uma pesquisa observacional completa.

(Responda a questão levando em consideração a bibliografia básica: Fagundes, A. J. F. M. (2006). Descrição, definição e registro de comportamento. São Paulo: Edicon. Planejando pesquisas completas. PP. 136 – 139.)

10. Mencione as partes que deve conter um relatório de observação, tanto para os registros simples como para as pesquisas completas.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Psicologia do Comportamento

Minha foto
* Turma de Psicologia que tem como interesse em entender e explicar o comportamento humano!