- Definição e classificação de eventos comportamentais
Definição e classificação de eventos comportamentais
EVENTOS AMBIENTAIS
-Os eventos ambientais são todas as mudanças que ocorrem no ambiente durante a observação.
-É importante registrar os eventos ambientais em função da interação entre os comportamentos da pessoa observada e do ambiente. Os comportamentos de uma pessoa podem alterar o ambiente, e também podem ser afetados por alterações do ambiente.
-Os eventos ambientais podem ser físicos e sociais.
EVENTOS AMBIENTAIS: EVENTOS FÍSICOS
-Os eventos físicos são todas as mudanças físicas que acontecem no ambiente durante a observação (e.g. iluminação ou escurecimento do ambiente).
-Os eventos físicos podem aparecer em decorrência de uma ação da pessoa observada, da ação de outras pessoas, ou da natureza.
-Os eventos físicos podem surgir antes o após um comportamento.
-Os eventos que ocorrem antes de um comportamento e se relacionam a este comportamento são denominados de eventos antecedentes.
-Os eventos que vem após o comportamento e se relacionam a ele são denominados de eventos conseqüentes.
EVENTOS AMBIENTAIS: EVENTOS SOCIAIS
-Os eventos sociais são todos os comportamentos das outras pessoas presentes na situação de observação, que podem afetar o comportamento do sujeito observado.
-A simultaneidade de comportamentos, emitidos pelo sujeito e outras pessoas presentes, bem como sua rapidez e interdependência, produzem uma situação extremamente complexa. Devido a isso, o registro de eventos sociais requer uma atenção especial.
-Os eventos sociais podem acontecer antes ou depois do comportamento do sujeito observado, constituindo-se eventos antecedentes ou conseqüentes.
DEFINIÇÃO DE EVENTOS AMBIENTAIS E COMPORTAMENTAIS
-Definir os eventos ambientais e comportamentais é descrever as características mediante as quais o observador identifica o evento.
-A definição garante a comunicação e facilita a compreensão dos eventos observados.
-A definição dos eventos ambientais e comportamentais deve ser feita em linguagem objetiva, clara e precisa.
-A definição deve ser feita de forma direta ou afirmativa, indicando as características do objeto ou do comportamento, e evitando-se o erro de dizer o que ele não é (e.g. não se deve definir ‘ficar em pé’ por ‘deixar de estar sentada’.
DEFINIÇÃO DE EVENTOS COMPORTAMENTAIS: MORFOLOGIA E FUNÇÃO
-Os eventos comportamentais devem ser definidos a partir de dois aspectos específicos: o aspecto morfológico e o aspecto funcional.
-Os aspectos morfológicos estão relacionados com a postura, aparência e movimentos apresentados pela pessoa observada. O referencial para realizar a definição é o próprio corpo da pessoa.
-Os aspectos funcionais ressaltam os efeitos produzidos pelo comportamento no ambiente. O referencial para realizar a definição é o ambiente externo.
-As definições mistas focalizam tanto os aspectos morfológicos quanto os aspectos funcionais.
A DEFINIÇÃO DE EVENTOS COMPORTAMENTAIS E O OBJETIVO DO ESTUDO OBSERVACIONAL
-O objetivo do estudo observacional determina o tipo de definição que a ser utilizado. Exemplo: A definição morfológica do comportamento é a mais adequada para analisar e/ou descrever o tratamento de uma pessoa com deficiência física.
-Quando o comportamento observado não produz mudanças perceptíveis no ambiente externo, a definição morfológica é mais adequada.
-Quando os aspectos morfológicos são difíceis de identificar e observar, a definição funcional é preferível.
CLASSIFICAÇÃO DE EVENTOS COMPORTAMENTAIS
-A classificação de eventos comportamentais é uma forma de organizar as informações/dados disponíveis, estabelecendo relações, seqüências e uniformidade entre os eventos observados.
-A primeira forma de classificação de eventos ocorre quando se delimita as unidades de análise a serem consideradas.
-Unidade de Análise: Ponto de recorte que permite agrupar o comportamento dentro de uma mesma categoria ou classe. Exemplo: arrumar a cozinha, lavar a louça, etc.
Como proceder ao classificar os comportamentos? E Tipos de agrupamentos em classes
-As classes formadas devem ser mutuamente excludentes.
-Todos os comportamentos observados e registrados, que estejam relacionados ao objetivo do trabalho, devem ser classificados.
-O observador deve ser coerente com o critério utilizado, se optou pelo critério funcional deve utilizá-lo exclusivamente.
Tipos de agrupamentos em classe:
-Agrupamentos pela morfologia.
-Agrupamentos pela funcionalidade.
-Agrupamentos mistos ou pela morfologia e função.
GOSTEI IMENSAMENTE DO CONTEÚDO.FOI DE EXTREMO VALOR PARA MEU APRENDIZADO.MUITO OBRIGADA.DEUS TE ABENÇOE RICAMENTE.
ResponderExcluirobrigada, pela publicação, ajudou muito.
ResponderExcluirGostei me ajudou bastante. Obrigada
ResponderExcluir