quarta-feira, 28 de setembro de 2011

NOTAS

Eaí galera.. as notas da disciplina: Observação do comportamento já estão disponpiveis no aluno online!!

Fique de olhoo ;)

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Vídeo: Observando o comportamento de algumas crianças

Uma pesquisa feita com crianças dizia assim: Ao que tudo indica um cientista pode prever o futuro ao observar crianças de quatro anos de idade interagirem com um docinho. Quer saber como? Assista a esse vídeo!


http://www.youtube.com/watch?v=X3ymqw59s14

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Comportamento humano:


É o estudo do comportamento do ser humano, e tem como objetivo ajudar a entender as acções realizadas pelas pessoas em determinadas situações.Bem como os motivos que condicionam tais acções, e todas as possíveis alterações que o meio e as relações sociais, ao longo da vida, proporcionam a cada indivíduo.
Comportamento humano é a expressão da acção manifestada pelo resultado da interacção de diversos factores internos e externos que vivemos, tais como: personalidade, cultura, expectativas, papéis sociais e experiências.
Fonte: Wikipédia

sábado, 17 de setembro de 2011

Revisão de conteúdo





OBSERVAÇÃO DO COMPORTAMENTO
REVISÃO DE CONTEÚDO – PROVA ESCRITA 1

1) Por que a observação é considerada um instrumento de trabalho do psicólogo?

2) Quais são as características de uma observação científica?

3) O que é uma observação sistemática?

4) O que é uma observação objetiva?

5) Quais são as características de uma linguagem científica?

6) O que é uma linguagem objetiva?

7) Em relação à objetividade, como característica da linguagem científica, que tipo de erro um observador menos cuidadoso comete?

8) Em relação à clareza e exatidão (precisão), como característica da linguagem científica, que tipo de erro um observador menos cuidadoso comete?

9) O que é um registro cursivo contínuo?

10) O observador deve tomar certos cuidados na hora de fazer e registrar a observação do comportamento. Mencione e explique esses cuidados.

11) O que é um diagrama ou croqui? Por que pode ser importante usar esse recurso no registro de uma observação?

12) O que é um registro categorizado?

13) Mencione e explique as diferentes técnicas de registro categorizado que estudamos em sala de aula, e usamos na Atividade Prática II.

sábado, 10 de setembro de 2011

A observação comportamental é importante
para psicólogos, modificadores do comportamento e
pesquisadores, servindo-lhes como um instrumento de
trabalho para obtenção de dados que, entre outras
coisas, aumentem sua compreensão a respeito do
comportamento sob investigação.

Observação do comportamento - Unidade 06

 

REGISTRO CATEGORIZADO


O Registro Categorizado abrange diferentes técnicas de registro do comportamento que usam formas gráficas ou numéricas para representar os comportamentos observados.

REGISTRO DE EVENTO


-Permite registrar quantas vezes ocorre um mesmo evento observado.

REGISTRO DE DURAÇÃO


-Permite registrar a duração de um mesmo evento observado.

 

REGISTRO A INTERVALOS


-Permite registrar a ocorrência e a não-ocorrência de um mesmo evento observado nos intervalos de tempo, de igual duração, em que o tempo de observação foi dividido.

REGISTRO POR AMOSTRAGEM DE TEMPO


-Permite registrar a ocorrência e a não-ocorrência de um mesmo evento observado ao final dos intervalos em que o tempo de observação foi dividido.

 

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

- Observe...


- Semana passada e essa semana estamos testando os nossos conhecimentos em relação á observação. Fizemos um exercício de observação!

 Então ae vai algumas imagens para que aguçamos o nosso olhar! 

Contamos com sua interação e resposta...








Já ouvimos falar muito em imagens de duplo sentido!

E como observadoras do comportamento, devemos está atentadas para todos os detalhes! 

sábado, 3 de setembro de 2011

- Características e Objetivos da Ciência


OBSERVAÇÃO DO COMPORTAMENTO

Unidade 01

Características e Objetivos da Ciência

 

O Senso Comum:
Conhecimento da Realidade

Senso Comum:

-Conhecimento adquirido no dia-a-dia, a partir de nossa experiência prática e do contato com os diferentes grupos sociais com os quais interagimos.

 

-Descreve as crenças e proposições que aparecem como normais, sem depender de uma investigação detalhada para alcançar verdades mais profundas como as científicas.

 

-Designa o conhecimento intuitivo e espontâneo que surge da familiaridade do indivíduo com a realidade que enfrenta diretamente.

 

Exemplo: Quando precisamos atravessar uma avenida movimentada, com carros em alta velocidade, sabemos medir a distância e a velocidade do carro que vem em nossa direção.

 

-É um conhecimento construído por meio de “tentativas e erros”, permitindo produzir “teorias” sobre a realidade.

 

Exemplo de “Teoria Médica do Senso Comum”:  Geralmente usamos chá de boldo para as dores no fígado, sem conhecer o princípio ativo das folhas e sem necessidade de realizar um estudo farmacológico.

 

A Ciência:
Conhecimento da Realidade

Ciência

-Conjunto de conhecimentos adquiridos a partir do estudo sistemático da realidade.

 

-Tem como fim aumentar o conhecimento humano sobre como a realidade funciona.

 

Refere-se tanto a:

-A um conjunto (corpo) organizado de conhecimentos adquiridos através da pesquisa empírica (estudo da realidade).

 

-Uma investigação racional realizada de acordo com um método científico.

 

 

 

 

 

 

 

 

Características da Ciência

-A ciência tem um objeto de estudo específico.

 

-Usa uma linguagem rigorosa ou uma linguagem científica.

 

-Usa métodos e técnicas específicas de investigação.

 

-Processo cumulativo do conhecimento.

 

-Aspira a objetividade.

 

 

 

O que é Ciência?

A partir das características anteriores, a ciência pode ser definida como:

 

Um conjunto de conhecimentos sobre fatos ou aspectos da realidade, expresso por meio de uma linguagem precisa e rigorosa. Esses conhecimentos devem ser obtidos de maneira programada, sistemática e controlada, para que se permita a verificação de sua validade.

 

Psicologia do Comportamento

Minha foto
* Turma de Psicologia que tem como interesse em entender e explicar o comportamento humano!